Laboratório de Educação Digital 3 – Agrupamento de Escolas de Nisa (Sala Lab3)
No âmbito definido na Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) 1 – Investimento “TD-C20-i01: Transição digital na Educação”2, os Laboratórios de Educação Digital (LED) destinam-se a todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário”3.
A instalação de LED nos estabelecimentos de ensino com 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e/ou ensino secundário deverá contribuir para apoiar as escolas na integração das tecnologias digitais, no processo de ensino e de aprendizagem.
Pretende-se que os LED sejam espaços de suporte à aprendizagem, que proporcionem a professores e a alunos o contacto e a utilização de recursos e equipamentos tecnológicos, em estreita articulação com o desenvolvimento de atividades curriculares e/ou extracurriculares.
Com esses recursos e equipamentos, os alunos podem realizar atividades práticas, pesquisar e organizar informação, modelar, manipular variáveis, realizar experiências, analisar resultados, automatizar processos, criar artefactos e soluções, entre outros, potenciando a sua experiência de aprendizagem e o desenvolvimento das suas competências.
Ao Agrupamento de escolas de Nisa foi atribuído um LED Tipo 3 constituído pelas seguintes três áreas: a Área Comum, a Área das STEM (Ciência, tecnologia, engenharia e matemática) e Área das Artes e Multimédia.
1 Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Plano de Recuperação e Resiliência, 2022, Disponível em: Escola Digital – PRR – Recuperar Portugal, Acesso em: 21/06/2024
2 TD-C20-i01: Transição digital na Educação, Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), 2021, Disponível em: TD-C20-i01 – Transição digital na Educação – PRR – Recuperar Portugal, Acesso em: 10/24/2023
3 Resolução do Conselho de Ministros n.º 155/2021, Diário da República – 1.º Série, Disponível em: https://files.dre.pt/1s/2021/11/22700/0001200013.pdf, Acesso em: 10/24/2023