Projetos - Banners

logosites SUITE

 

siga

 

 PAA

botao

http://www.escolasdenisa.org.pt/images/desporto%20escolar.jpg

facebook

 

bib botao

imagem6

 

 

 

 

 

Contador de Visitas

Localização

Concurso Nacional de Leitura 2020

 

Mais uma vez está a decorrer o Concurso Nacional de Leitura, na sua 14ª edição, bem como o Concurso Interconcelhio “Ser Leitor é Cool”, na 2ª edição. E mais uma vez, o Agrupamento de Escolas de Nisa contou com uma larga participação dos alunos, desde o 1º Ciclo ao Ensino Secundário. Nos dias 13 e 20 de janeiro, decorreu a Fase Escolar destes Concursos (escrita e oral, respetivamente), na Biblioteca Escolar Prof. José Luís Tomás Bruno, tendo contado com a participação de 48 alunos. As obras estudadas foram: “As Andanças do Senhor Fortes”, de António Mota (1º Ciclo); “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, de Jorge Amado (2º Ciclo); “A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho”, de Mário de Carvalho (3º Ciclo) e “A Cidade dos Deuses Selvagens”, de Isabel Allende (Ensino secundário). Alunos selecionados para a Fase Intermunicipal - Concurso Nacional de Leitura 1º Ciclo: Beatriz Trindade, Inês Mourato e Maria Inês Ferreira; 2º Ciclo: Joana Brás, Letícia Anselmo e Lucas Fernandes; 3º Ciclo: Ariana Vinagre, Leonor Salgueiro e Madalena Louro; Ensino Secundário: Helena Graça, João Moura e Leonor Semedo. Ser Leitor é Cool! 1º Ciclo: 3º ano - Bianca Vinagre; 4º ano - Patrícia Graça. 2º Ciclo: 5º ano - Vasco Fazendas; 6º ano - Tomás Barrento. O júri foi constituído por Ana Paula Ferreira (Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares), Lurdes Bento (Professora e Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Nisa) e Elisabete Becho (aluna do Ensino Secundário do Agrupamento de Escolas de Nisa). O Concurso Ser Leitor é Cool terá a sua Final em Ponte de Sôr, no dia 12 de março, entre as 10h00 e as 13h00, enquanto a Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura decorrerá no Gavião, no dia 23 de Abril de 2020, entre as 13h30 e as 16h30. A todos os participantes, muitos PARABÉNS e muito BOA SORTE para os alunos que continuarão em prova! Boas Leituras!

 selecionados para a Fase Intermunicipal

- Concurso Nacional de Leitura
1º Ciclo:
 Beatriz Trindade,  Inês Mourato e Maria Inês Ferreira;
     
2º Ciclo:
Joana Brás, Letícia Anselmo e Lucas Fernandes;
     
3º Ciclo:
Ariana Vinagre, Leonor Salgueiro e Madalena Louro;
     
Ensino Secundário:
Helena Graça, João Moura e Leonor Semedo.
                       
Ser Leitor é Cool!
1º Ciclo:
3º ano - Bianca Vinagre;
4º ano - Patrícia Graça.

2º Ciclo:
 5º ano - Vasco Fazendas;
 6º ano - Tomás Barrento.

Ver fotos

Tomada de Posse do Diretor

Perante o Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Nisa, que aprovou por unanimidade a recondução do Diretor António Mesquita Trigueiros, decorreu dia 17 de janeiro de 2020, no Auditório do Centro Escolar, a cerimónia de tomada de posse.

Usaram da palavra na sessão solene a Sr.ª Presidente do Conselho Geral, professora Lurdes Bento, o diretor António Trigueiros e a Sr.ª Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Idalina Trindade.

A Presidente do Conselho Geral, Dr.ª Lurdes Bento, agradeceu a todas as entidades a sua presença, leu as mensagens recebidas e formalizou a assinatura da posse com o Diretor.

O Diretor empossado cumprimentou e agradeceu calorosamente a presença de todos, considerando-a um estímulo e um sinal muito positivo de disponibilidade e apoio ao projeto educativo da Escola de Nisa

Referiu que assumia as funções com humildade, alegria e empolgamento, porque muitas pessoas se revêem neste projeto e igualmente nele acreditam. “Com espírito de missão procurarei dar corpo a este compromisso, sendo uma honra e um privilégio ser em Nisa, com vocês” disse.

Descreveu o Agrupamento de Nisa como uma organização que criou sinergias e uma grande proatividade no desenvolvimento de projetos e abertura à inovação, dando à organização um sentido de modernidade. Salientou os mais de 20 projetos extracurriculares em pleno desenvolvimento com os alunos; as parcerias com instituições do ensino superior de Lisboa Porto e Coimbra de referência nacional na área da educação, o aprofundamento de relações com o Instituto Politécnico de Portalegre; o alargamento das fronteiras culturais e educativas participando em três projetos Erasmus+; a subida positiva das taxas de sucesso escolar, observando-se que em 2018/2019 as taxas de sucesso do ensino básico estão em linha com a média nacional (95%). Esclareceu que no ensino secundário o desvio é de cerca de 7%, mas Nisa está entre os dez concelhos a nível nacional que menos reprova alunos no secundário, quase todos os alunos que concluem o secundário entram no ensino superior na 1.ª fase, em larga percentagem na 1.º prioridade e têm sucesso no 1.º ano de frequência dos seus cursos.

Enfatizou a ideia de que “para além da parafernália dos argumentos estatísticos positivos referidos, somos uma escola, um projeto que cuida muito bem dos seus alunos. A dimensão afetiva, emocional, solidária, humana, a cidadania, a inclusão, a escola pública para todos, é construída dia a dia pelos professores, psicólogos, assistentes operacionais e técnicos, escola segura, terapeutas, técnicas do projeto + Sucesso Escolar… Aqui todos somos alunos!”, concluiu.

Apontou como fator preponderante para esta resposta educativa de qualidade, a cada aluno, o extraordinário contributo da Autarquia de Nisa, no apoio à criação de novas ofertas formativas no apoio no transporte dos alunos para a Coudelaria, hipoterapia, visitas de estudo, desporto escolar e outras situações, lançando o desafio para que se mantenha essa parceria tão importante e produtiva.

De igual modo agradeceu à União de Juntas de Freguesia de Espírito Santo, Nossa Srª da Graça e São Simão pelo apoio nos transportes no âmbito do Desporto Escolar, Erasmus, e a todas as juntas de freguesia e instituições do concelho parceiros nos projetos já referidos, permitindo que, independentemente da situação pessoal e social de cada aluno, estes encontrem aqui respostas que lhes possibilitam a aquisição de um nível de educação e formação facilitadoras da sua plena inclusão social.

Num quadro social mundial complexo e incerto onde 4 em cada 5 crianças que entram hoje na escola vão ter empregos que hoje ainda não existem, que 50% dos empregos que temos atualmente, estão em risco devido à automação, afirmou que cada vez mais a educação é o melhor investimento social e a escola a chave que abre todas as portas das oportunidades perdidas, a estrada do êxito.

Mostrou determinação para construir não só a escola que ensina, mas também a escola que aprende, acreditando convictamente que a escola tem muito e indiscutível futuro, pedindo sorte para o mandato.

A sr.ª Presidente da Autarquia de Nisa, Dr.ª Idalina Trindade, encerrou a sessão felicitando o Diretor pela tomada de posse, proferindo palavras de incentivo à continuação do bom desempenho a que tem assistido e que tem contribuído também para o desenvolvimento do tecido social e económico de Nisa.

Manifestou a intenção de continuar a apoiar a educação no concelho, referindo ações já realizadas, como a oferta de manuais e cadernos de atividades, a gratuitidade nos transportes  escolares em todo o concelho, na atribuição de transporte na realização de visitas de estudo e do Desporto Escolar, no apoio ao curso Profissional e ao curso de Educação e Formação, e o processo de transferência de competências para o município.

Ver Fotos 

Excelência Académica e Mérito Cívico em Destaque

Dia do Diploma

O Agrupamento de Escolas de Nisa distinguiu na passada quinta-feira, 31 de outubro, no auditório do Cine-Teatro de Nisa, os alunos que se destacaram com as melhores notas e desempenho escolar no ano transato, com a entrega de um diploma de Excelência Académica.

Ao longo da cerimónia de reconhecimento, vários alunos do Agrupamento presentearam a plateia com várias atuações musicais, nomeadamente com a participação de uma ex-aluna, Joana Ferreira, através de um cover, com a Sociedade Musical Nisense e a Sociedade Filarmónica Alpalhoense dirigida por Filipe Barradas, a cargo do docente Tiago Forte uma música interpretada pelos alunos dos 5º e 6º anos e ainda de uma coreografia orientada pela docente Lurdes Vences.

Dos cerca de 200 alunos premiados, do 1º ao 12º ano, foram entregues Diplomas de diversas áreas, a destacar “Kanguru Matemático”, “Ser leitor é cool”, “Educação para a Saúde- Ser saudável”, “Solidariedade”, “Parlamento dos jovens”, “Bocia”, “Desporto Escolar” e “Alunos que terminaram o 12º ano”. No que concerne à Excelência Académica, foram premiados no 1º ciclo do Ensino Básico cinco alunos do 1º ano, 13 do 2º ano, sete do 3º ano e 12 do 4º ano.

No 2º e 3º ciclos destacaram-se 9 alunos do 5º ano, seis do 6º ano, quatro do 7º ano, quatro do 8º ano e três do 9º ano. Quanto ao Ensino Secundário, foram distinguidos três alunos do 10º ano de Ciências e Tecnologias, três alunos de Humanidades, ainda um aluno de 11º ano e três do 12º ano.

Neste evento, que contou com a presença de toda a comunidade escolar, marcaram também presença os Vereadores da Câmara Municipal de Nisa, José Leandro Semedo e Lurdes Vilela.

O Diretor do Agrupamento de Escolas de Nisa, António Trigueiros, realçou que esta cerimónia premeia “a educação, empenho, estudo e brio dos alunos, um trabalho que é reconhecido por todos nós”. António Trigueiros acrescentou também que “a família é a primeira escola”, e, como tal, felicitou todos pelo esforço feito e agora, reconhecido.

Ver fotos

 

BOCCIA, FUTSAL, BADMINTON, CORTA MATO EM DESTAQUE

EXCELENTES RESULTADOS NO DESPORTO ESCOLAR

Foi uma semana cheia de desporto no nosso Agrupamento. Na 3ª feira, dia 14/01/2020, o nosso agrupamento organizou o 2º encontro na modalidade de Boccia. Competição que contou com a participação de 60 alunos distribuídos por cinco escolas, nomeadamente AE Nisa; AE Ponte Sôr; AE Bonfim; AE José Régio e CERCI. De realçar o 2º lugar em individuais, alcançado pela Mariana Santos.

Na 4ª feira, dia 18/01/2020, na modalidade de futsal realizaram-se dois jogos na nossa escola. No escalão de juvenis feminino recebemos e vencemos por 9-2 o AE de Elvas. No escalão de iniciados também vencemos o AE de Ponte Sor, pelo resultado de 7-4.

Ainda neste dia, o grupo equipa de badminton deslocou-se ao Gavião para disputar a final distrital por equipas. Destaca-se o 1º lugar alcançado pela nossa equipa, constituída pelos alunos Tomás Bento; Marco Varela; André Lopes, José Rodrigues e André Laré (árbitro).

   Para finalizar a semana, no dia 17/1/2020, sexta feira, teve lugar o corta mato distrital na localidade de Monforte. O nosso agrupamento marcou presença com cerca de 30 alunos tendo-se destacado o empenho de todos os nosso alunos e o 2º lugar obtido pela nossa equipa de Iniciados Masculinos, constituída pelos alunos Vasco Severino, Eduardo Fernandes, Simão Silva e Rodrigo Morais.

Em todas as competições salienta-se pela positiva a postura e saber estar em competição, existindo sempre grande empenho, fair - play e dedicação nas atividades por parte dos nossos alunos.

Ver Fotos

Selo Escola Saudável

Atribuição de prémio

O Agrupamento de Escolas de Nisa, no dia 27 de Setembro de 2019, foi agraciado com o nível intermédio do Selo Escola Saudável, o qual foi recebido pelo Diretor do Agrupamento António Trigueiros, tendo a cerimonia decorrido na Escola Secundária D. Pedro V, em Lisboa.
O Selo visa a partilha de boas práticas no âmbito da Saúde, conducente na promoção do Bem Estar e da Comunidade Educativa e é um reconhecimento das práticas relacionadas com a Saúde.
O Selo Escola Saudável tem como objetivos a promoção de atitudes e valores que suportem comportamentos saudáveis, aumentam a literacia para a saúde, valorizam os comportamentos que conduzam a estilos de vida saudáveis, desenvolvem competências sociais e emocionais, bem como desenvolvem uma consciência e atitude de cidadão consciente e participativo.
A atribuição deste Selo traduz-se na atribuição de cerca de 500 euros, destinado ao projeto Educação para a Saúde (PES).

Fotos