Historial da Escola Básica de Nisa

Desde finais do século XIX, e segundo Dionísio Cebola na sua obra A Escola Primária no Distrito de Portalegre, “ (…) a construção de um edifício era necessidade premente e havia que dar satisfação ao legado do dr. Mota e Moura, no valor de 2 000$000 réis, para a instalação da escola masculina. É encarregado Ângelo Correia, Condutor de Obras Públicas do Distrito de Portalegre, que apresentou, em 26.Jun.892 o projecto de construção de uma escola municipal cujo foi anunciado, em 26.Jun.892, para adjudicação da construção de metade do edifício para as escolas de ambos os sexos, sendo aquela metade exclusivamente destinada ao sexo masculino e habitação do respectivo professor, na base de licitação de 3 000$000 réis. Em 13. Nov.893, a Câmara Municipal de Nisa enviou um ofício a Angélica Dinis Figueiredo, dona na casa onde a funcionava a escola masculina na Rua da Devesa, a participar que a partir de 1.Jan.894, cessaria o arrendamento da casa, e um outro ofício, ao professor Sambado, a comunicar que deixaria de receber, a título de renda de casa, a gratificação anual de 15$000 réis. Em 8.Jan.894 foi então inaugurado o edifício escolar (…).”

Posteriormente, e já em 1927, o Ministro da Instrução Pública, José Alfredo Mendes Magalhães, fez publicar um louvor no Diário do Governo, após a conclusão das obras no edifício escolar, e em 1936 é referido o seguinte: “Este edifício tem 11 salas adaptadas. Com uma emenda na sua planta poderá alojar 6 salas regulamentares com dispêndio inferior ao da construção de um edifício novo.”

Em 1963 e de acordo com o mesmo autor “(…) passou a ser o edifício escolar do tipo Novo Plano, com seis salas de aula, como escola masculina. A escola feminina passou a utilizar o topo sul do antigo edifício escolar. (…) A ala noroeste do antigo edifício escolar foi ainda ocupada pelo ciclo complementar do ensino primário e a ala nordeste pela Escola Preparatória Prof. Mendes dos Remédios.”

Em Outubro de 1983 “(…) a escola n.º2 foi integrada na escola n.º1, passando esta a constituir a único escola do núcleo (…) .” No ano letivo 1988/89 “(…) passou a ser utilizado um bloco de três salas, construído próximo do edifício escolar do Novo Plano (destinado ao jardim de infância que não chegou a ser criado).”

O antigo edifício escolar considerado ex-libris de Nisa foi transformado, em 10 de Abril de 1993, após obras de adaptação, em Biblioteca Municipal / Casa da Cultura.