Projeto Erasmus+ na nossa Escola!
Blog do projeto erasmus - Escola de Nisa
Bruxelas foi nossa anfitriã!
Na semana de 4 a 10 de fevereiro, ocorreu a primeira mobilidade para estudantes no âmbito do Projeto Erasmus+ - “Le jeu de l’Oie autour de l’Europe des valeurs”.
A escola Athénée Royale de Ganshoren foi nossa anfitriã e os professores Fleur Alexandre e Thierry Vos acolheram calorosamente a nossa escola, assim como os nossos parceiros italianos e espanhóis, ao longo de uma semana repleta de atividades alusivas ao tema – Energias Renováveis.
As alunas Ana Rita Policarpo, Ana Margarida Carrilho, Ana Rita Ferreira, Bruna Piedade, Regina Crisóstomo e Natércia Marques representaram muito bem a nossa escola, participando de forma cooperante e criativa nos vários ateliês e apresentaram um protótipo de um barco, movido a energia solar, elaborado nas aulas de Química.
Quanto ao jogo da glória ( Jeu de l’Oie), o mesmo está em execução. Os dados já foram lançados…
Escola de Nisa destaca-se!
Alunos e professoras levaram longe o brilho do Agrupamento de Escolas de Nisa!
O logotipo criado pelas três alunas desta Escola, e que identifica o Projeto Erasmus+ ”Ceci n’est pas une école, c’est mon école”, trouxe responsabilidades acrescidas à nossa participação.
Ver este trabalho reconhecido internacionalmente é extraordinário!
De 21 a 27 de janeiro, em Murcia (Espanha), aos 1600 alunos da escola anfitriã juntaram-se as representações de diferentes nacionalidades - Grécia, Espanha, Itália, Portugal (Nisa) e Bélgica - tendo em comum a mesma sede de conhecimento, vontade de superar desafios inesquecíveis e partilhar vivências, num mundo cada vez mais multicultural.Foi com o maior orgulho que acompanhámos esta experiência tão enriquecedora dos alunos e professoras da nossa Escola!
Vencemos o concurso de Logótipos
Os países que participam no Projeto Erasmus+, com o código de candidatura 2017-1-EL01-KA219-036146_5 realizaram um concurso, com a finalidade de escolher um logótipo que, posteriormente, irá identificar o Projeto no biénio 2017/2019.
E após a votação, Portugal ganhou! A nossa Escola ganhou!!
É com muito orgulho e satisfação que o Agrupamento de Escolas de Nisa dá a conhecer o logótipo vencedor no concurso de Logótipos para representar o Projeto Erasmus+ ”Ceci n’est pas une école, c’est mon école”, onde estiveram a concurso os logótipos de todas as escolas envolvidas no Projeto, nomeadamente Grécia, Itália, Espanha, Bélgica e Portugal.
Parabéns às alunas do 9ºA , nomeadamente Ana Isabel Graça, Júlia Martins e Maria Polido que elaboraram o logótipo vencedor!!
Neste concurso, alcançámos, ainda, o segundo lugar, com outro logótipo.
Um sonho tornado realidade
Desde 1987, o Programa Erasmus tornou-se num dos programas mais bem sucedidos e emblemáticos da União Europeia. Com o objetivo de aumentar a aprendizagem e motivação dos alunos promovendo a mobilidade, desenvolvem-se competências essenciais e reforçam-se os valores e a identidade europeia comum.
Na sequência da aprovação de três candidaturas do Programa Erasmus+, com os países parceiros seguintes: Bélgica, Itália, Espanha e Grécia, realizaram-se três Reuniões Transnacionais dos Projetos que contaram com a presença das professoras coordenadoras.Durante estes encontros, as professoras participaram em várias reuniões de trabalho, nas quais se tomaram as seguintes decisões:
Breve apresentação das várias Escolas Parceiras;
As datas de todas as mobilidades transnacionais;
Definição de critérios de seleção de alunos para as mobilidades transnacionais;
Definição de todas as atividades a desenvolver pelos alunos / materiais dos projetos aquando das mobilidades, nas escolas parceiras;
Definição das formalidades / normas / prazos a cumprir por todos os participantes;
Definição de possíveis Modelos para a elaboração dos relatórios de monitorização de resultados quer dos alunos quer dos professores;
Preparação, apresentação e articulação dos Projetos/ Atividades a desenvolver nas Escolas, por ordem cronológica dos encontros.
As Professoras Coordenadoras: Martine Serralheiro, Graça Graça, Célia Flores
blog do Projeto Erasmus+ Visite