Historial da Escola Básica de Tolosa

Na sua obra A Escola Primária no Distrito de Portalegre, Dionísio Cebola refere o seguinte: “Na época de 1892/93, leccionava Manuel Grácio, provido em 9.Set.875.

Em 19. Ago.897 a António Cordeiro foi paga quantia de 7$000 réis por semestre pelo arredamento de uma casa para a escola e habitação do professor.

Em 30.Mai.898 a Câmara Municipal de Nisa pedia, à sua congénere do Crato, o fornecimento de mobília e utensílios para a escola feminina visto que pertencia ao concelho do Crato quando foi criada.

A escola masculina funcionou num prédio, junto à actual torre do relógio e a escola feminina funcionou num prédio com porta para a Travessa da Igreja.

Em 3.Jul.904, a António Narciso, foi adjudicada, pela quantia de 4 554$000 réis, a empreitada de construção do edifício escolar do Adães Bermudes, com duas salas de aulas e duas moradias. A Junta Paróquia de Tolosa contribui com a quantia de 200$000 réis e os senhores dr. Francisco Telo Gonçalves e João Matos Rosa Biscaia ofereceram o terreno.

Desde 1.Out.960, passou a ser utilizado o edifício escolar do tipo Plano dos Centenários, geminado, com quatro salas de aula, na Rua do Chabouco.

Em 23.Nov.998, o Ministério do Trabalho e Solidariedade Social, pela quantia de 1 800 000$00, adquiriu o antigo edifício escolar que havia beneficiado de obras de remodelação para funcionamento do Centro Social de Tolosa.”