5º Encontro CON.RAÍZES

con raizes 1

A Rede Interconcelhia de Bibliotecas Escolares dos concelhos de Alter do Chão, Castelo de Vide, Crato, Gavião, Marvão, Nisa e Ponte de Sor, organizou mais um Encontro Con.Raízes, que decorreu nos dias 18 e 19 de maio, em Gavião.
Depois de dois anos a ocorrer em formato digital, este Encontro regressou ao regime presencial com a temática Figuras Con.Raízes.
Ao primeiro dia (destinado a docentes/professores bibliotecários e bibliotecários municipais)  que contou com um Workshop “O livro é um lugar” dinamizado por Bru Junça, seguiram-se as apresentações das diferentes escolas desta Rede Interconcelhia, no dia 19 de maio, sobre figuras de relevo dos respetivos concelhos.
No que se refere à nossa participação, mais do que tentar definir, para os alunos e alunas, o mote do Projeto Educativo - "Por uma cidadania ativa" - as disciplinas de História e Geografia de Portugal e Cidadania e Desenvolvimento, com a Biblioteca Escolar, lançaram o desafio da descoberta, com exemplos concretos, na sua comunidade, de pessoas que, pela sua obra e contributos, dão ou deram substância ao lema abraçado pelo Agrupamento. Assim nasceu um projeto, "agarrado" pelas duas turmas de 6º ano e orientado pela Profª Gisela Nunes, designado por “Exemplos de Cidadania Ativa na Comunidade – Personalidades Nisenses” que, envolvendo toda a comunidade, procurou aprofundar conhecimento e homenagear postumamente a multidimensionalidade de um homem dedicado a desenvolver Nisa e a preservar a sua História e tradição - João Francisco Lopes (1936 – 2020). Uma Conferência no Auditório Escolar e uma Exposição fotográfica e documental numa sala cedida pela União de Freguesias de Nisa foram as formas encontradas para a justa homenagem.
Este foi o nosso contributo, muito aplaudido ontem, pelos participantes, no Cineteatro Francisco Ventura, em Gavião. Muitos parabéns a todos os que contribuiram para o êxito desta iniciativa e os nossos agradecimentos à União de Freguesias de Espírito Santo, Nª Srª da Graça e S. Simão, pela cedência do transporte. Assim levamos os nossos alunos e alunas a descobrir as suas raízes e a importância do local na construção da sua identidade coletiva e individual!

2 23apr4apr567