Tomada de Posse do Diretor

Perante o Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Nisa, que aprovou por unanimidade a recondução do Diretor António Mesquita Trigueiros, decorreu dia 17 de janeiro de 2020, no Auditório do Centro Escolar, a cerimónia de tomada de posse.

Usaram da palavra na sessão solene a Sr.ª Presidente do Conselho Geral, professora Lurdes Bento, o diretor António Trigueiros e a Sr.ª Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Idalina Trindade.

A Presidente do Conselho Geral, Dr.ª Lurdes Bento, agradeceu a todas as entidades a sua presença, leu as mensagens recebidas e formalizou a assinatura da posse com o Diretor.

O Diretor empossado cumprimentou e agradeceu calorosamente a presença de todos, considerando-a um estímulo e um sinal muito positivo de disponibilidade e apoio ao projeto educativo da Escola de Nisa

Referiu que assumia as funções com humildade, alegria e empolgamento, porque muitas pessoas se revêem neste projeto e igualmente nele acreditam. “Com espírito de missão procurarei dar corpo a este compromisso, sendo uma honra e um privilégio ser em Nisa, com vocês” disse.

Descreveu o Agrupamento de Nisa como uma organização que criou sinergias e uma grande proatividade no desenvolvimento de projetos e abertura à inovação, dando à organização um sentido de modernidade. Salientou os mais de 20 projetos extracurriculares em pleno desenvolvimento com os alunos; as parcerias com instituições do ensino superior de Lisboa Porto e Coimbra de referência nacional na área da educação, o aprofundamento de relações com o Instituto Politécnico de Portalegre; o alargamento das fronteiras culturais e educativas participando em três projetos Erasmus+; a subida positiva das taxas de sucesso escolar, observando-se que em 2018/2019 as taxas de sucesso do ensino básico estão em linha com a média nacional (95%). Esclareceu que no ensino secundário o desvio é de cerca de 7%, mas Nisa está entre os dez concelhos a nível nacional que menos reprova alunos no secundário, quase todos os alunos que concluem o secundário entram no ensino superior na 1.ª fase, em larga percentagem na 1.º prioridade e têm sucesso no 1.º ano de frequência dos seus cursos.

Enfatizou a ideia de que “para além da parafernália dos argumentos estatísticos positivos referidos, somos uma escola, um projeto que cuida muito bem dos seus alunos. A dimensão afetiva, emocional, solidária, humana, a cidadania, a inclusão, a escola pública para todos, é construída dia a dia pelos professores, psicólogos, assistentes operacionais e técnicos, escola segura, terapeutas, técnicas do projeto + Sucesso Escolar… Aqui todos somos alunos!”, concluiu.

Apontou como fator preponderante para esta resposta educativa de qualidade, a cada aluno, o extraordinário contributo da Autarquia de Nisa, no apoio à criação de novas ofertas formativas no apoio no transporte dos alunos para a Coudelaria, hipoterapia, visitas de estudo, desporto escolar e outras situações, lançando o desafio para que se mantenha essa parceria tão importante e produtiva.

De igual modo agradeceu à União de Juntas de Freguesia de Espírito Santo, Nossa Srª da Graça e São Simão pelo apoio nos transportes no âmbito do Desporto Escolar, Erasmus, e a todas as juntas de freguesia e instituições do concelho parceiros nos projetos já referidos, permitindo que, independentemente da situação pessoal e social de cada aluno, estes encontrem aqui respostas que lhes possibilitam a aquisição de um nível de educação e formação facilitadoras da sua plena inclusão social.

Num quadro social mundial complexo e incerto onde 4 em cada 5 crianças que entram hoje na escola vão ter empregos que hoje ainda não existem, que 50% dos empregos que temos atualmente, estão em risco devido à automação, afirmou que cada vez mais a educação é o melhor investimento social e a escola a chave que abre todas as portas das oportunidades perdidas, a estrada do êxito.

Mostrou determinação para construir não só a escola que ensina, mas também a escola que aprende, acreditando convictamente que a escola tem muito e indiscutível futuro, pedindo sorte para o mandato.

A sr.ª Presidente da Autarquia de Nisa, Dr.ª Idalina Trindade, encerrou a sessão felicitando o Diretor pela tomada de posse, proferindo palavras de incentivo à continuação do bom desempenho a que tem assistido e que tem contribuído também para o desenvolvimento do tecido social e económico de Nisa.

Manifestou a intenção de continuar a apoiar a educação no concelho, referindo ações já realizadas, como a oferta de manuais e cadernos de atividades, a gratuitidade nos transportes  escolares em todo o concelho, na atribuição de transporte na realização de visitas de estudo e do Desporto Escolar, no apoio ao curso Profissional e ao curso de Educação e Formação, e o processo de transferência de competências para o município.

Ver Fotos