Orçamento Participativo das Escolas

Email Coordenador (es):

300celiaflores@escolasdenisa.education

400mariabento@escolasdenisa.education

Breve descrição do Projeto:

O Orçamento Participativo das Escolas (OPE) constitui uma oportunidade que garante aos alunos a possibilidade de participarem no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria das escolas que frequentam e do qual possa beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar.

Potenciando o surgimento de projetos que promovam uma participação ativa e informada dos cidadãos, o OPE tem como objetivos cimeiros fomentar o espírito de cidadania e valorizar a opinião e a capacidade argumentativa dos estudantes nos processos de decisão.

Parcerias do Clube:
Objetivos

• Estimular a participação democrática dos estudantes, valorizando as suas opiniões e a sua capacidade argumentativa, de reflexão e de mobilização coletiva, assim como o conhecimento prático de alguns mecanismos básicos da vida democrática.

• Combater o défice de confiança e o afastamento dos cidadãos, sobretudo mais jovens, relativamente às instituições democráticas.

• Reforçar a gestão democrática das escolas, estimulando a participação dos estudantes.

• Mobilizar os alunos para a participação democrática ao serviço da recuperação de todos e da resiliência das suas escolas.

Atividades

• Desenvolvimento e apresentação de propostas — até ao final do mês de fevereiro;

• Divulgação e debate das propostas — nos 10 dias úteis anteriores à votação;

• Votação das propostas — no dia 24 de março, ou num dia útil anterior a esta data, caso aquele dia não seja dia útil ou coincida com interrupção letiva;

• Apresentação dos resultados — até cinco dias úteis após a votação;

• Planeamento da execução — até ao final do maio;

• Execução da medida — até ao final do respetivo ano civil.

Evidências

Data da última alteração 27 de Junho, 2024