Parlamento dos Jovens

Email Coordenador (es):

400helenamendes@escolasdenisa.education

400mariabento@escolasdenisa.education

Breve descrição do Projeto:

O projeto Parlamento dos Jovens desenvolve-se em 3 fases:

Nível de escola: Os alunos agrupam-se em listas, constituídas por 10 alunos e elaboram três medidas (Projeto de Recomendação) onde apresentam as suas propostas para minorar/resolver o tema em debate. Posteriormente, realiza-se a campanha eleitoral e a eleição dos deputados à sessão escolar, onde é definido o Projeto de Recomendação que irá representar a escola na Sessão distrital.

Sessão distrital: Os alunos representantes das escolas das escolas do distrito aprovam o Projeto de Recomendação e os deputados  que os irão representar na Sessão Nacional.

Sessão Nacional:  Os deputados que representam os vários distritos e regiões autónomas reúnem-se na Assembleia da República, onde aprovam, depois do debate em comissões especializadas e em plenário a Recomendação final sobre o tema proposto naquela edição do Parlamento dos Jovens.

Parcerias do Clube:
Objetivos

• Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política;

• Promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões;

• Incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente;

• Proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais;

• Estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.

• Constituição de listas

• Elaboração do Projeto de Recomendação